Título: Antônio Carlos Konder Reis: o político, o acadêmico e o estadista
Autor: Moacir Pereira
Editora: Dois Por Quatro
Ano: 2024
Páginas: 284
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-88812-78-5
---------- -------------- -------------
Prefácio
MOACIR PEREIRA: TALENTO E DISCIPLINA A SERVIÇO DO BEM
Nós, habitantes da Galáxia Gutenberg, às vezes não nos conhecemos e vamos sabendo uns dos outros pela vida afora sem sequer imaginar os sabores de eventual convívio. Num tempo em que era difícil encontrar um escritor, Rubem Fonseca manifestou desejo de conhecer João Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, ambos mineiros como ele e os três morando no Rio.
Não foi difícil o trio reunir-se um dia num boteco, mas Rubem Fonseca voltou decepcionado do encontro. Ele apenas assistiu à conversa dos dois luminares, que passaram o tempo todo degustando uma cerveja de nome Ouro Branco e comentando: “Boa esta cervejinha Ouro Branco”, dizia um. “Sim, muita boa esta cervejinha Ouro Branco”, dizia o outro. E estas duas frases foram repetidas a tarde inteira. Nada mais disseram que ficasse na memória do jovem futuro escritor.
Pois com o jornalista e escritor Moacir Pereira dá-se o contrário. Não tem um modo de narrar interessante apenas aos que o leem, mas também aos que o ouvem, provocando, naturalmente, concordâncias e discordâncias. Aliás, tenho sido testemunha involuntária em diversas ocasiões deste encantamento ou desconcerto provocados por suas palavras que a ninguém deixam indiferente.
Neste seu novo livro, ponto alto dentre dezenas de outros de sua autoria, em diapasão semelhante, Moacir Pereira empreende valioso perfil de um conterrâneo a quem Santa Catarina e o Brasil devem muito. É impressionante a capacidade do experimentado jornalista em trazer à consideração dos leitores, imediatamente e sem rodeios embromadores, os temas e problemas propostos.
Neste livro, vai dizendo logo que “a história política de Santa Catarina conta com uma galeria de notáveis homens públicos, governadores, vices, parlamentares, prefeitos, dirigentes partidários, líderes empresariais e institucionais que dignificaram a representação popular e corporativa em diferentes áreas e períodos”. Mas não deixa de destacar a singularidade de “um nome que tenha se dedicado tanto à vida pública como Antônio Carlos Konder Reis”.
É célebre a frase de Ortega Y Gasset: “O homem é o homem mais as suas circunstâncias”. Logo às primeiras páginas, nosso autor põe em relevo o fato de que o homem público cujo percurso examina neste estudo não casou e não teve filhos, e que isso pode ter sido decisivo na dedicação com que ouvia a todos os que o procuravam, fosse em Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis ou em sua residência na Armação do Itapocorói, empenhando-se em causas de real interesse público.
“Em síntese, viveu e trabalhou para servir”, diz Moacir Pereira. “E o fez por longos 94 anos, dos quais 73 inteiramente voltados à política”, tornando-se um paradigma de bom desempenho, seja nos parlamentos – ele foi deputado estadual, deputado federal e senador – seja na administração pública.
Moacir Pereira faz outras boas observações também sobre os vínculos de Antônio Carlos Konder Reis com a Academia Catarinense de Letras, emergindo, aliás, deste brotar da memória oportunas citações sobre a atuação de Salomão Ribas Júnior, primeiro como assessor parlamentar e depois como Secretário da Educação e Chefe do Gabinete Civil.
Não saímos deste livro com nossa alma nas mesmas condições de quando a ele adentramos, como acontece com tantas leituras. Ao contrário, ao chegar às páginas finais temos um perfil de Antônio Carlos Konder Reis bem realizado, permitindo-nos avaliar com segurança o périplo de um homem público cuja vida não cabia, por maior que fosse o inventário, nas “notas oficiais, declarações de autoridades, manifestações de parlamentares e dirigentes das mais diversas instituições” que lamentaram sua morte no dia 12 de junho de 2018, no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, a mesma cidade em que nascera.
Aos 93 anos, tinha desaparecido um homem extraordinário. Tratou-se agora de examinar seu percurso neste livro, escrito por um jornalista e escritor igualmente extraordinário e de notáveis recursos narradores para bem contar a vida de alguém. Não é à toa que os textos de Moacir Pereira são sempre procurados avidamente, sejam breves como notas e artigos publicados na mídia ao longo de tantos anos, pois começou a trabalhar muito cedo, sejam longos, como os livros que o levaram a este lugar incomparável de referência indispensável e das mais significativas entre os autores catarinenses e brasileiros.
Deonísio da Silva
Escritor, vice-presidente da Academia Brasileira de Filologia e membro da Academia Catarinense de Letras
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Deonísio da Silva
EXÓRDIO
Augusto César Zeferino
1 – INTRODUÇÃO
2 – RESUMO BIOGRÁFICO
3 – O CINQUENTENÁRIO DE VIDA PÚBLICA
4 – O POLÍTICO
A Análise de Walter Ziguelli
As Notas de Salomão Ribas Junior
5 – KONDER REIS NA ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS
Discurso de Recepção: Norberto Silveira Júnior
O Brilhante Pronunciamento de Posse
Posse de Salomão Ribas
Sessão de Saudade
6 – BENEMÉRITO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTA CATARINA
Discursos Históricos
Adolpho Konder
Nereu Ramos
Anita Garibaldi
7 – O POLÊMICO VOTO PRESIDENCIAL EM 1989
8 – A CATÁSTROFE DE 1983 E A RECONSTRUÇÃO DO ESTADO
9 – SACERDÓCIO POLÍTICO
10 – O FALECIMENTO
11 – OBRAS PUBLICADAS
12 – CONDECORAÇÕES
LIVROS DO AUTOR
É com o espírito livre que se apresenta esta nova editora catarinense. Os pés nas raízes brasileiras, mas olhando globalmente, para além das fronteiras, com curiosidade, atenção e abertura a todos os estilos literários. Traz em seu quadro profissionais com larga experiência no mercado editorial. Publique seu livro com a Dois Por Quatro Editora. Estamos à sua disposição!