FICHA TÉCNICA:
Título: Crônicas Amarelas
Autor: Fernando Evangelista
Editora: Dois Por Quatro Editora
Páginas: 160
Ano: 2023
ISBN: 978-65-88812-49-5
Formato: 16 x 23 cm
APRESENTAÇÃO
Antes de ser escritor, Gabriel García Márquez foi um grande repórter — para ele, a melhor profissão do mundo. E foi neste ofício que conheci Fernando Evangelista, pelos idos de 2003, quando foi a São Paulo receber o importante prêmio de direitos humanos Vladimir Herzog por uma de suas reportagens na revista Caros Amigos.
Ficamos amigos e descobri que, como Rubem Braga, Clarice Lispector, João do Rio, Rachel de Queiroz, Lima Barreto, Otto Lara Resende e Ferréz, o cara das reportagens inspiradoras — daquelas de grudar os olhos no papel ou na tela até o ponto final — era também cronista de um tempo em constante ebulição.
Suas primeiras crônicas foram publicadas no saudoso blog Nota de Rodapé, editado por mim, e que contava com muitos talentos. Fernando era o mais lido.
Do blog ao Instagram e, agora, do Instagram ao livro, Fernando nos brinda com uma seleção de textos publicados no perfil Crônicas Amarelas, com milhares de seguidores engajados. “Histórias para quem ama ler e está de saco cheio de tanta má notícia. Aqui tem amor, inspiração e esperança”, como definiu sabiamente o autor.
Num mundo de conflitos, intolerâncias e violências, Crônicas Amarelas é um refúgio generoso de um cronista que passeia por diversos assuntos, como se a sua experiência também fosse a nossa. Ao ler sua obra, nos surpreendemos resgatando nossas próprias experiências e memórias com riso e emoção.
Seus textos curtos e precisos descortinam com ironia, lirismo e bom humor tanto alguns temas tabus de nossa sociedade quanto a descoberta do primeiro amor; as experiências familiares, os amigos, as viagens e as aventuras do repórter de guerra que cobriu conflitos na Palestina, Iraque, Líbano e Turquia.
Fernando não é mainstream editorial. Mesmo assim, se tornou um dos maiores cronistas de sua geração, cativando com seus olhos de descoberta e paixão, brincando com a nossa imaginação, nos aliviando do mundo. Como cita a crônica “Obra de arte”: o amor é a maior força que vai dentro da gente. E está dentro dele.
Thiago Domenici
Jornalista, é diretor da Agência Pública e chefe da sucursal de Brasília
SUMÁRIO
Primeiro amor
Herodes
Desobediente
Encontro
Bonde e Cama
Vexame
Eu juro
Existe
Carnaval
Elevador
As guerras que vi
Muita paz
Anjo da guarda
Vício eterno
Plantão da Globo
Pecados capitais
Deboche
Velório
Terrorismo
Arca de Noé
Natal
Zico, 1982
Bombril na Copa
Confissão
Despedida
Mentiroso
Mundo ideal
O grande festival
Praça Brasil
Segredos
Crianças estranhas
Obra de arte
Adultos
Espanto
Liberdade
Mistérios
Poderosa
Xingamento
Ingratidão
Fiasco
Milagre
Destino
Gentileza
Deus do infinito
Distraídos
Eu te quero
Famintos
Minha primeira vez
Plágio da deprê
Sinceridade
Combinações perfeitas
Profecia
Quatro ideias
Sagitarianos
São e salvo
Silêncio, por favor
Aula de redação
Perigoso
Erramos
Presente
Comunismo
Aqui é o Brasil
Carta
Basta!
Gratidão
Lugar mágico
Rita Lee
Meu testamento
Quintana
Aposentadoria
AME
Pasta amarela
É com o espírito livre que se apresenta esta nova editora catarinense. Os pés nas raízes brasileiras, mas olhando globalmente, para além das fronteiras, com curiosidade, atenção e abertura a todos os estilos literários. Traz em seu quadro profissionais com larga experiência no mercado editorial. Publique seu livro com a Dois Por Quatro Editora. Estamos à sua disposição!