Livro sobre mediação cultural é lançado em coedição com a Editora Univali
Temos a satisfação de apresentar o livro “Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estíticas na educação”, editado em conjunto com a editora da Univali (Universidade do Vale do Itajaí). A obra, de 350 páginas, reúne trabalhos de 25 autores sobre a relação humana com o mundo dos museus, das escolas e das bibliotecas.
Organizado pelas pesquisadoras Adair de Aguiar Neitzel, Carla Carvalho, Janete Ribeiro Nhoque, Katia Franklin, Mônica Zewe Uriarte e Vanderléia Ana Meller, o livro é prefaciado pela professora Mirian Celeste Martins, do Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordena os grupos de pesquisa Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas. Para ela, este é um livro “que amplia concepções e nos aproxima da arte, das obras, dos museus, das bibliotecas e das escolas. É como um acumulador de energia para futuras ações, impulsionando a mediação cultural por caminhos diversos”.
Segundo ela, esta obra, dividida em 23 capítulos, é mais um testemunho da produção de professores, de mestrandos e de doutorandos comprometidos e implicados com suas próprias experiências. “Ao partilhá-las, eles nos permitem encontrar nutrição para seguir trabalhando com experiências estéticas fundamentadas, estabelecendo íntimas relações entre a prática e a teoria da mediação cultural; e que se lê como uma conversa dialogada que traz pesquisas e encontros pessoais com a arte e suas linguagens em narrativas que, tal como a mediação cultural, nos aproximam dos objetos e dos conceitos apresentados”.
Na visão das autoras, que participam do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora, da Univali, ao trazer o percurso vivido por acadêmicos e pesquisadores, este livro cumpre a função de dialogar sobre mediação cultural e estética, “com o olhar voltado às diversas vertentes da Arte, que é a área que nos aproxima. Nosso espaço de atuação e de reflexão é a Arte. Nela, e com ela, compreendemos um pouco mais de nós mesmos e desse tempo e lugar em que estamos vivendo. Problematizamos e pensamos a partir da Literatura, das Artes Visuais, Música, da Dança, do Teatro, do Cinema, da Arquitetura e do Design”.
As autoras observam ainda que o livro oferece ao leitor outro momento de estesia e contato com a arte, com as obras do artista plático blumenauense Roy Kellermann (falecido em 2014, aos 70 anos), “que entrecortam os textos, aqui expostas não como ilustração, mas para indicar outro lugar de leitura: o de uma obra que compõe esta obra”.
A publicação da Univali e da Dois Por Quatro Editora tem o apoio do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
FICHA TÉCNICA
Título: Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estíticas na educação
Organizadoras: Adair de Aguiar Neitzel, Carla Carvalho, Janete Ribeiro Nhoque, Katia Franklin, Mônica Zewe Uriarte e Vanderléia Ana Meller
Coedição: Editora Univali e Dois Por Quatro Editora (2017)
Formato: 17 x 24 cm
350 páginas
ISBN 978.85.7696.211-3
É com o espírito livre que se apresenta esta nova editora catarinense. Os pés nas raízes brasileiras, mas olhando globalmente, para além das fronteiras, com curiosidade, atenção e abertura a todos os estilos literários. Traz em seu quadro profissionais com larga experiência no mercado editorial. Publique seu livro com a Dois Por Quatro Editora. Estamos à sua disposição!