LEI JULIO GARCIA 10 ANOS: A NOVA REALIDADE DAS APAES EM SANTA CATARINA
ISBN: 978-85-69609-07-0
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 2016
PÁGINAS: 140
PESO: 650g
FORMATO: 21 x 28 cm
Esta obra é uma produção da Casa da Imagem – Consultoria em Comunicação em coedição com a Dois Por Quatro Editora.
Coordenação e edição: Lúcia Helena Vieira
Entrevistas, pesquisa e textos: Tayana Cardoso de Oliveira
Fotografia: Daniel Conzi
Design Gráfico: Valmor Fritsche
Capa: a partir da foto do menino Alexandre D’Alterio dos Santos
Apresentação
Qual é o verdadeiro poder de uma lei de transformar a vida em sociedade?
Em dezembro de 2015, após a sessão especial em homenagem aos dez anos da lei n. 13.633/2005, promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o autor da proposta, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Julio Garcia, se perguntava por que, depois de uma década, ainda era lembrado com tanto entusiasmo. Propus, então, a ele ir em busca das razões que, ainda hoje, mobilizam apaeanos de todos os cantos deste estado.
A partir de março deste ano, com uma pequena equipe muito afinada, começamos a fazer os primeiros contatos, traçamos roteiros e nos lançamos na reconstituição dos fatos que compõem a trajetória das Apaes catarinenses, o ambiente em que a lei foi concebida e os seus principais reflexos.
Atualmente em Santa Catarina existem 190 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, com 19 mil alunos atendidos. Em torno deles há cinco mil servidores contratados e cedidos pelo Poder Público nos três níveis, seis mil dirigentes voluntários e outros 25 mil voluntaries não dirigentes, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda. Somado, esse contingente equipara-se a um município brasileiro de médio porte.
Nas nossas andanças pelo estado, muito mais do que números, encontramos diversas histórias de superação, coragem, conquistas e muita alegria, que nos tocaram profundamente. Cada uma das famílias com quem conversamos é um universo particular que merece ser registrado e contado. Cada Apae de cada um dos 190 municípios onde elas estão localizadas guarda histórias e vivências que gostaríamos de poder retratar aqui.
No entanto, limitados pelo espaço físico de um livro, apresentamos apenas alguns exemplos que, acreditamos, representam bem a realidade apaeana em Santa Catarina.
Dois grandes objetivos nos moveram na realização desta pesquisa: conferir o real alcance da Lei Julio Garcia – como foi denominada pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira no dia da sanção – e seu poder de transformação da realidade da época; e retratar como e o quanto a execução desta lei se reflete na vida prática dos alunos das Apaes e de suas famílias.
Na medida em que mergulhamos no universo apaeano e aprofundamos a conversa com alunos, pais, funcionários, dirigentes e voluntários é inevitável a recorrente reflexão sobre a função das mulheres e homens públicos. Num momento em que há tanta desilusão com a atividade política e tanto descrédito nos nossos representantes, testemunhar a efetiva aplicação de uma lei que promove a inclusão e sua indiscutível eficácia reascende em nós a esperança no futuro e a crença na humanidade.
Nas próximas páginas você vai ingressar conosco nesse universo singular formado pelos relatos de quem convive diariamente com o desafio da superação. Que as experiências aqui reunidas, às vezes muito duras, nos inspirem a sermos melhores, mais receptivos a realidades diferentes da nossa e a também fazermos a diferença na conquista da plena inclusão social.
Lúcia Helena Vieira,
Coordenadora e editora
É com o espírito livre que se apresenta esta nova editora catarinense. Os pés nas raízes brasileiras, mas olhando globalmente, para além das fronteiras, com curiosidade, atenção e abertura a todos os estilos literários. Traz em seu quadro profissionais com larga experiência no mercado editorial. Publique seu livro com a Dois Por Quatro Editora. Estamos à sua disposição!