Os filhos de Juventina
Autor: Ricardo Medeiros
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-65-88812-79-2
Editora: Dois Por Quatro
Ano: 2024
UMA HISTÓRIA CHEIA DE AMOR,
ALEGRIA, DOR E SUPERAÇÃO
Cafuza, filha de indígenas e negros, Juventina casou-se aos 16 anos com o viúvo Manoel Florêncio, 40, ex-escravo. Da união, vieram nove crianças. Duas foram criadas por outras famílias. Maria Appolinária morreu no parto. Maria dos Prazeres trabalhou em uma residência em troca de alimentação e roupa. Juca foi morto em um bar. João Luiz lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. Sebastião ouviu xingamentos: “Não criei filha para namorar com preto.” Zeni, abandonada pelo marido, e com dois filhos, virou cozinheira e passou a ser referência na área de gastronomia. Francisco, o Chico, era divertido e sorridente. Juventina partiu na madrugada de 22 de maio de 1976, aos 87 anos, mas deixou uma história de força, resistência e afeto.
Sobre o autor
Ricardo Leandro de Medeiros é filho de Sebastião e Margarida, veio ao mundo pelas mãos da avó Juventina, em 4 de setembro de 1963. Irmão de Raquel, Roseli (Rose), Rejane (Jane), Roberto (Beco), Rudiberto (Rudi), Rosana Bruna, Ivan, Ivana e Renato (Naco). Estudou durante o primário na Escola Lúcia do Livramento Mayvorne, no popular Morro da Caixa (1971-1974), e cursou a quinta série na Escola Lauro Muller (1975), estabelecimentos de ensino de Florianópolis.
De retorno com a família para o meio-oeste catarinense, em Herval d’Oeste, foi matriculado na Escola Melo Alvim (1976), concluindo o ensino fundamental no Colégio São José (1977-1978). Cursou o antigo segundo grau no Colégio Cristo Rei (1979-1981), em Joaçaba, município vizinho a Herval.
Formado em Jornalismo, em 1986, na Universidade Federal de Santa Catarina, tem mestrado e doutorado pela Le Mans Université, França. É a 13ª obra do escritor, que lançou Aldírio Simões: o manezinho-maior (2023), Uda Gonzaga: a primeira-dama do Morro da Caixa (2022), bem como Quatro Mulheres (2020). Já lecionou em três instituições de ensino superior: Unisul, Estácio SC e UFSC.
É assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
É com o espírito livre que se apresenta esta nova editora catarinense. Os pés nas raízes brasileiras, mas olhando globalmente, para além das fronteiras, com curiosidade, atenção e abertura a todos os estilos literários. Traz em seu quadro profissionais com larga experiência no mercado editorial. Publique seu livro com a Dois Por Quatro Editora. Estamos à sua disposição!