Hélio Barreto dos Santos: magister vocat me
Autores: Ricardo José da Rosa e Carlos Alberto Antunes Maciel
Editora: Dois Por Quatro
Ano: 2023
Número de páginas: 136
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-65-88812-45-7
APRESENTAÇÃO
Academia Catarinense de Letras Jurídicas – ACALEJ foi fundada em 13 de dezembro de 2012 e instalada em 5 de abril de 2013, com a finalidade de aperfeiçoar e perpetuar a memória das letras jurídicas no Estado e no Brasil. Desde o primeiro momento da sua existência foi decidido que todo ocupante fundador de Cadeira deveria editar um livro de biografia e resgate da obra do seu Patrono.
Assim, Antonio Carlos Wolkmer, fundador da Cadeira n. 10, publicou em 2014 Osni de Medeiros Regis: artigos e discursos (1955-1970); em 2015, Luís Carlos Cancellier de Olivo, ocupante da Cadeira n. 8, lançou, em coautoria com Cesar Luiz Pasold, Duas teses de Telmo Ribeiro; em 2016, Cesar Luiz Pasold, titular da Cadeira n. 1, editou O pensamento de Henrique Stodieck; em 2017, José Isaac Pilati, Cadeira n. 2, lançou José Arthur Boiteux; em 2018, Júlio Cesar Machado Ferreira de Melo reverenciou o Patrono da Cadeira n. 22 com Vida e obra de Ari Kardec de Melo; em 2019, Umberto Grillo, Cadeira n. 24, trouxe Os múltiplos talentos de Othon Gama D’Eça; em 2022, Carlos Alberto Antunes Maciel, Cadeira n. 23, lançou Henrique da Silva Fontes: um professor na sua época e na história.
Agora, é com muita honra que apresento esta obra pela qual o titular Ricardo José da Rosa, em coautoria com o confrade Carlos Alberto Antunes Maciel, homenageia o ilustre Patrono da Cadeira n. 4, sob o título Hélio Barreto dos Santos: magister vocat me. É um livro que foi escrito com carinho, devoção e esmero de ex-alunos ao seu Mestre: Professor carismático, que além de advogado combativo e competente, foi também exímio latinista, gramático, orador e romanista por excelência. Hélio Barreto lecionou em diversas escolas pelo Estado, mas foi perante a Universidade Federal de Santa Catarina que o seu vulto se revelou em toda a grandeza, como fundador e primeiro Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC (1986-1989).
O livro está construído, tanto no método quanto no conteúdo, como verdadeira estátua verbal do homenageado; assim, como que erguida sobre colunas, ou distintos espaços do tempo vivido por Barreto; de modo a inseri-lo, o digno Patrono, em seu lugar no mundo, no país, no estado, no município, desde 1910, até o nascimento em 1930 (Araranguá-Jacinto Machado) e a morte em 1990 (Florianópolis): os pais e irmãos, a educação desde Laguna, o casamento e os filhos, a profissão, a obra e a sua época. Tudo ilustrado, acompanhado de comoventes depoimentos e testemunhos, e a capear tudo, como que em alto relevo de flores perenes, o panegírico do confrade e idealizador da ACALEJ, Ricardo José da Rosa. Ao Mestre com carinho. O grande Ariosto teria escrito na soleira o que a sua casa, honestamente adquirida, significava para ele em termos de estar no mundo: apta mihi.
Aqui nesta Apresentação, cumpre destacar e elogiar o belo trabalho dos confrades Maciel, Ricardo, Dois Por Quatro Editora, assim como a carinhosa caricatura desenhada por outro ex-aluno de Hélio Barreto, o confrade Umberto Grillo. E concluir dizendo que nesta obra, ou nesta casa escrita e iluminada, Hélio Barreto dos Santos vive e não vive, mora na imortalidade.
Florianópolis, outubro de 2022.
José Isaac Pilati
Presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas
É com o espírito livre que se apresenta esta nova editora catarinense. Os pés nas raízes brasileiras, mas olhando globalmente, para além das fronteiras, com curiosidade, atenção e abertura a todos os estilos literários. Traz em seu quadro profissionais com larga experiência no mercado editorial. Publique seu livro com a Dois Por Quatro Editora. Estamos à sua disposição!