Título: Inovações e boas práticas na equinocultura Policial Militar em Santa Catarina
Autor: Fernando Jahn Bessa
Editora: PMSC, Florianópolis
Ano: 2020
Número de páginas: 90 - com fotos
Inclui bibliografia
ISBN: 978-65-88812-04-4
PREFÁCIO
Livros e cavalos. Duas paixões. E, como um presente, tenho a honra de apresentar este livro sobre uma parte da história do cavalo em Santa Catarina. Porém, antes de descrever o que o leitor irá encontrar, vale uma nota sobre o autor, Fernando Jahn Bessa.
Conheci o Fernando por meio de estagiárias, minhas orientadas do Curso de Zootecnia-UFSC, recebidas no Regimento da Policia Militar Montada de Santa Catarina, em São José, SC. Não demorou muito para perceber que se tratava de um jovem muito inteligente, pragmático e focado em realizar tudo aquilo em que acredita. Um excelente interlocutor, estudioso, que usa do seu repertório para aproveitar todo conhecimento que lhe é disponibilizado.
Nos últimos anos, tenho acompanhado importantes avanços e aperfeiçoamentos com relação aos cavalos, ao manejo e à interação humano-cavalo no Regimento de São José e na Coudelaria de Indaial, SC, e principalmente, visto a satisfação das pessoas envolvidas nessas jornadas. Num desses dias de “conversas de projetos”, o Fernando declarou a intenção de escrever um livro, como registro histórico da cavalaria em Santa Catarina e seus caminhos trilhados até as atuais inovações. Conhecendo a característica destacável do Fernando de se expressar, sua cultura e facilidade de redação dos contextos históricos, não tive dúvida que seria mais um projeto de sucesso. E não demorou muito (claro!), o livro estava pronto e eu já estava lendo alguns capítulos.
Este livro resgata a história da Cavalaria de Santa Catarina, a participação dela na Segurança Pública do estado e faz ligações importantes dessa história com a adoção de práticas relacionadas diretamente à manutenção e manejo dos cavalos, além de expor as interações dos seres humanos com os cavalos dentro desses contextos. Tais resgates fazem compreender e analisar melhor as possibilidades de inovação.
Por este motivo e por estarem baseadas em avanços na ciência do bem-estar de equinos, as inovações apresentadas aqui já mostram resultados muito além de positivos, pois elevam a Equinocultura Policial Militar de Santa Catarina para o nível internacional. Uma equinocultura que integra os preceitos de responsabilidade, formação, competência, ética e empatia em razão da saúde universal de humanos, animais e ambiente.
Parabéns por esta importante colaboração para história da equinocultura nacional, sem dúvida uma ótima leitura!
Denise Pereira Leme
Médica Veterinária, Doutora, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
É com o espírito livre que se apresenta esta nova editora catarinense. Os pés nas raízes brasileiras, mas olhando globalmente, para além das fronteiras, com curiosidade, atenção e abertura a todos os estilos literários. Traz em seu quadro profissionais com larga experiência no mercado editorial. Publique seu livro com a Dois Por Quatro Editora. Estamos à sua disposição!