São Pedro de Alcântara: um encontro com a história / eine Begegnung mit der Geschichte
Autoras: Jane Maria de Souza Philippi e Giana Schmitt de Souza
Editora: Dois Por Quatro
Ano: 2019.
Número de páginas: 94
Edição ilustrada bilíngue: português-alemão
Tradução: Flavia Dresor
Ilustrações: Plínio Westphal Verani
ISBN: 978-85-69609-28-5
Prefácio
Plínio Westphal Verani
"Não adianta! É verdade que quanto mais conhecermos o nosso passado, a nossa origem, mais aptos estaremos para entender a nós mesmos e, portanto, construir nosso futuro. Ninguém é uma bolha solta e perdida no ar. Todos fazemos parte de um contexto, de agrupamentos étnicos e culturais, com influências de todos os tipos. Não há como fugir disso. Isso nos inquieta e nos toca profundamente.
Saber mais sobre nossos pais e avós, nossos ancestrais, como viveram, o que sentiram, o que fizeram, dá-nos uma energia vivificante, um sentido orientador. Ajuda-nos a, compreendendo-os, dignificá-los, e assim fazendo, também nos dignificarmos. Há uma linhagem, um encadeamento, cujo momento presente deles somos nós – somos o aqui agora deles! Contas de um grande rosário, eis o que somos!
Mas este contato deve ser leve, amoroso. Se o fizermos denso, pesado como uma pedra, não conseguiremos nadar em direção ao amanhã. Afundaremos em tristezas e amarguras.
Por mais que saibamos, estamos muito longe de saber tudo. Sempre há uma nova forma, pois cada novo olhar engendra uma poética diferente, uma visão única e pessoal. Sutilezas, circunstâncias não percebidas antes, não sentidas, percepções novas, relações redescobertas, muitas coisas podem nos surpreender acada momento, a cada lance de olhos: a poderosa força da imaginação.
E a imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro, disse Einstein, também um imigrante.
Nesta comemoração dos 190 anos de colonização alemã em Santa Catarina, este livrinho é um gesto de afago, de carinho à memória dos que vieram antes. É um exercício histórico-poético, da Jane – que aqui se desfaz das vestes de cientista da saúde, e da Giana – que despe a toga do direito, pretendendo passear por estas trilhas da história. Assim, com leveza, com pitadas de fantasia, o texto vai nos conduzindo pelo tempo, ora no presente, ora no passado.
Diz-nos que em nosso dia a dia, nas pequenas coisas, a fantasia, o inusitado sempre pode nos surpreender. Ela está sempre à mão, bastando que nos permitamos acessá-la. O fantástico é um portal, uma abertura de percepção que nos presenteia com experiências e vivências mágicas ampliando nosso sentido de realidade. Deixemos que ele se manifeste!
O resto é vida, a tudo abarcando! Esta dádiva, este dom que causa encantamento, por onde eles passaram, e ao fazer isso, deram-nos a expressão de si próprios e possibilitaram a nossa.
Esta grande embarcação que eles remaram, e cujos remos agora estão em nossas mãos, seguirá com os ventos dos nossos sopros.
Porque, para além de toda necessidade, de toda dor e sofrimento, o que nos move é a expansão, a esperança pelo maior e pelo melhor! E agora o nosso melhor tem a presença deles!
A memória qualifica o olhar!"
É com o espírito livre que se apresenta esta nova editora catarinense. Os pés nas raízes brasileiras, mas olhando globalmente, para além das fronteiras, com curiosidade, atenção e abertura a todos os estilos literários. Traz em seu quadro profissionais com larga experiência no mercado editorial. Publique seu livro com a Dois Por Quatro Editora. Estamos à sua disposição!