Título: República dos becos e novos poemas
Autor: Luís Augusto Cassas
Ano: 2023
Categoria: Poesia
Editora: Dois Por Quatro
ISBN: 978-65-88812-57-0
Peso: 200g
Formato: 14 cm x 22 cm
134 páginas
"Luís Augusto Cassas é um poeta que não perde sua aliança de fogo com a poesia. Sua casa habita a transparência. A transfiguração do cotidiano e dos gestos mínimos atinge funda expressividade. Highwindows. Janelas altas filtram uma luz inesperada que empresta novo relevo a seus objetos. A alma das coisas. E as lágrimas de comoção e alegria". Marco Lucchesi
____________________
"República dos Becos é um livro que já nasceu clássico. A ideia de clássico que tenho em mente, no entanto, está longe do embolorado obrigatório normalmente associado ao termo. Clássico aqui, como já disse alguém, é aquilo que renova de forma permanente o frescor de sua juventude.
Pois é isso o que vem acontecendo ao livro de estreia de Luís Augusto Cassas. Ao longo de seus quarenta anos de circulação, esse conjunto de poemas manteve o fôlego e a disposição de diálogo com o tempo presente. O mesmo vigor com que veio à luz na São Luís do Maranhão do início dos anos 1980, quando os ventos começavam a soprar para longe os miasmas da ditadura militar, que ainda ensaiava falar grosso em meio aos seus estertores finais.
Desde o achado de seu título, essa República trazia pés e coração firmemente plantados na ilha de São Luís, fazendo da capital maranhense sua base de lançamento, a bordo da icônica editora Civilização Brasileira, a mesma que, cinco anos antes, havia encarado a missão de publicar o Poema Sujo, de Ferreira Gullar, na fase mais sombria do governo militar. Aliás, é interessante descobrir pontos de contato entre as duas obras, que se irmanam na força e no amor desiludido à cidade.
E foi como um míssil cirurgicamente estilhaçado que República dos Becos atingiu o país em pontos nevrálgicos, fazendo de seu autor uma personalidade instantânea nos círculos literários do país. Uma promessa que o tempo haveria de confirmar. Poeta de obra caudalosa e desafiadora do ponto de vista crítico, o maranhense segue sendo, na essência, o autor do inaugural República dos Becos.
Em outros termos, o livro de estreia reverbera por toda a sua prolífica existência como poeta. As bases de sua poesia estão todas contidas ali. É de uma beleza alentadora perceber como o poeta permanece fiel a elas, não por compromisso forçado de coerência, mas por temperamento artístico e espiritual. A naturalidade com que os novos poemas se integram ao corpo original da obra é exemplar nesse sentido. É isso que define, no limite, o destino de um poeta. É isso que faz de República dos Becos uma obra eternamente jovem" Fernando Abreu
É com o espírito livre que se apresenta esta nova editora catarinense. Os pés nas raízes brasileiras, mas olhando globalmente, para além das fronteiras, com curiosidade, atenção e abertura a todos os estilos literários. Traz em seu quadro profissionais com larga experiência no mercado editorial. Publique seu livro com a Dois Por Quatro Editora. Estamos à sua disposição!